Olá, hoje iremos compartilhar com vocês 3 receitas usando Bases Glicerinadas Naturais. A saber, aqui não ensinaremos a fazer a Base Glicerinada. Usaremos as Bases Glicerinadas que ensinamos no Curso de Saboaria do Espiral de Ervas e realizaremos o método Melt and Pour.

Se você ainda não viu que estamos no pré-lançamento do curso, e que tem cupom de desconto até o dia 13/06/2023, corre para ver esse vídeo aqui.

Você pode ler todas as informações sobre o Curso nessa página aqui. Não perca a oportunidade de adquirir o curso com desconto!

Disponibilizamos links de fornecedores parceiros e de confiança, junto com a lista de ingredientes! Se você notar, o nome do ingrediente aparece em cor diferente, isso significa que tem um link associado a ele. Basta clicar no ingrediente que você será direcionado ao link de compra do fornecedor. Alguns links podem estar desatualizados, caso não consiga abrir, nos envie um comentário.

3 receitas usando Bases Glicerinadas

1º – Sabonete Refrescante de Argila Azul e Wintergreen

  • 90,4g de Base Glicerinada Espiral de Ervas- 90,4%
  • 5g Argila Azul (ou outra de sua preferência) – 5%
  • 3g Extrato fitoglicerinado de Coco (Heide Extratos) – 3%
  • 1,6g Óleo Essencial de Wintergreen (ou outro Óleo essencial refrescante de sua preferência) – 1,6%

2º Sabonete Nutritivo de Aloe Vera com Alecrim

3º Sabonete Suavizante Lavanda com calêndula

  • 93g de Base Glicerinada Espiral de Ervas – 93%

Para cada fórmula, fizemos um sabonete de 100g, porém passamos a fórmula em medida de concentração também, para que você possa transformar e fazer a quantidade que desejar.

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades/, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Nossa fórmula – Indicações de uso

Formulamos nossas Bases Glicerinadas Naturais usando menos solventes, o que significa que por si só elas já possuem ótima espumação, sem que sentíssemos a necessidade de adicionar qualquer tipo de surfactante (lauril, etc) para melhorar a espuma. Mas você pode adicionar se desejar.

Nos nossos testes, elas aguentaram muito bem até 10% de aditivos (extratos, óleos essenciais, etc) sem que sua qualidade fosse prejudicada. Nossa base derrete facilmente em temperaturas entre 50 e 60ºC, não ultrapasse 80ºC.

Elas endurecem em poucas horas de forma (por aqui em clima seco foram entre 4 e 6 horas), isso vai variar de acordo com o clima da sua região no dia que você fizer seu sabonete. Você pode embalar da forma que desejar logo que desenformar sem problemas.

Passo a Passo – 3 receitas usando Bases Glicerinadas

Vamos começar pelo sabonete Suavizante de Lavanda com Calêndula. Comece pesando a base glicerinada e aquecendo-a até completo derretimento. Evite aquecer demais, e controle a temperatura.

Pese o óleo essencial e o extrato e misture-os enquanto aguarda o derretimento da base.

Quando completar o derretimento adicione os ativos lentamente, misture bem e enforme em seguida.

Prosseguiremos agora para fazer o Sabonete de Aloe Vera com Alecrim. Faça os mesmos passos iniciais com a Base Glicerinada para derretê-la. Pesamos então os aditivos enquanto aguardávamos o derretimento.

Quando completar o derretimento, adicione os aditivos, misture bem e enforme.

Por último faremos o Sabonete de Argila Azul e Wintergren. Pesamos e colocamos a base glicerinada para derreter. Iniciamos então a pesagem dos aditivos e os misturamos.

Quando Derreter a Base por completo, adicione os aditivos, misture tudo e enforme.

Resultado Final

Então, esse foi o resultado final das nossas 3 receitas usando Bases Glicerinadas. Esperamos entre 4 e 6 horas para desenformar.

Validade

É provável que o prazo de validade gire em torno 6 meses, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sem dúvida, sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. E por último, dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o teste de espumação e passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou das nossas 3 receitas usando Bases Glicerinadas? Gosta de usar esse tipo de sabonete na sua rotina de beleza ou prefere um cold ou hot tradicional?

Ah, se acaso você fizer o produto, venha nos contar sobre sua experiência e o que achou!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, comentários ativados em Lives, prioridade nas respostas e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

6 comentários sobre “Aprenda 3 receitas usando Bases Glicerinadas Naturais

  1. Olá, meninas. Uma dúvida: em formulações com base glicerinada não é necessário o uso do óleo resina de alecrim ou isso é opcional? Obg, bjs.

  2. Olá, gostaria de entender melhor porque o sabonete feito com base glicerinada dura tão pouco ao ser utilizado, e se é possível adicionar algo para aumentar a durabilidade dele em uso. Obrigado pelos excelentes conteudos.

    1. oii, sabonete glicerinado dura menos tempo pois é bastante diluido em agua qdo preparado… assim qdo entra em contato com a agua ele “derrete” bem mais rapido… bjos

Deixe uma resposta